realizar-sonhos-2

Quer ser empreendedor digital? A melhor maneira de realizar este sonho é ser realista


Você já deve ter ouvido as seguintes frases, acredite o universo conspira ao seu favor, você pode basta sonhar, você chegará onde a sua mente acreditar.

A internet tá repleta de frases assim, tá cheia de cursos com apelo otimista e bastante emocional.

Não há problema em ser otimista, o grande problema e usar o otimismo irreal e irresponsável (falaremos disto mais abaixo) que e muito divulgado por ai, isto faz que muitos acreditem que as coisas acontecem de forma fácil e rápida.

A grande questão e que tem muita gente vendendo sonhos surreais

O empreendedorismo digital tá cheio de vendedores de sonhos, mas, o sucesso não vem apenas do ato de sonhar, e todo sonho tem a parte difícil, as dificuldades, e muita vezes chegamos diante dos fracassos.

Isto pode parecer bem obvio, mas, infelizmente muita gente acaba acreditando nisto.

E não adianta teimar, reagimos de acordo com aquilo que acreditamos, ou seja, se acreditamos que sonhar e pensar positivo vamos trabalhar de acordo com o que acreditamos.

E também temos aquela péssima mania de buscar a forma mais fácil de fazer as coisas o que nem sempre e a melhor.

E para piorar, tem muita gente vendendo um mercado que mais parece um jardim cheio de pés de dinheiro onde você entra e colhe o quanto puder.

Do jeito que as coisas vão e bem provável sair um slogan assim “pense positivo e leve uma mala bem grande pra caber muito dinheiro.”

Mas, quem realmente conhece o mercado sabe que ele tá mais para uma selva onde só sobrevive quem trabalha muito e esta “preparado”.

Trazendo pro contexto de empreendedorismo digital o que mais ouvimos são as inúmeras vantagens de se trabalhar através da internet.

Afinal empreendedorismo digital tá na moda, quem não quer trabalhar em casa, trabalhar apenas duas horas por dia e ainda ganhar cerca de 100 a 1000 reais por dia.

Isto e fantástico não?

Não é que isto não aconteça, alias tem pessoas ganhando bem mais do que isto a questão é que muita gente acredita que empreendedorismo digital e fácil, e que você vai chegar e toda esta grana estará só esperando você ir busca – lá, que ganhar dinheiro na internet e fácil e rápido.

Pessoas que ganham dinheiro na internet, se prepararam e trabalharam pra caramba pra chegar lá, muitos fracassaram várias vezes e nesta caminhada aprenderam com os fracassos e depois de muito trabalho conseguiram construir o negócio que tem.

Mas, infelizmente tem muitas pessoas procurando dinheiro rápido e fácil na internet, dá uma pesquisada nas palavras chaves: Como ganhar dinheiro rápido, ganhar dinheiro fácil, como conseguir dinheiro rápido, como conseguir dinheiro rápido e fácil dentre outras pesquisas neste sentido no Keword Planer todas estão da media de 10 mil pesquisas mensais, ou seja, tem muita gente procurando formas de ganhar dinheiro de forma rápida e fácil na internet.


como-realizar-sonhos


Só pode ter alguma mágica em torno de negócios digitais que deve tornar este tipo de negócio diferente dos outros, onde se alcança o sucesso facilmente, basta decorar um monte de frases de motivacionais e colocar um blog no ar e pronto , você vai virar um empreendedor de sucesso.

Parece que este tipo negocio e imune a fracassos, pois, o que mais vemos são produtos milagrosos, que ensinam a criar negócios espetaculares de forma rápida, com vários testemunhos de pessoas com sucessos estrondosos.

Cursos que te encorajam a “demitir o seu patrão”, e vir para o mar de oportunidade chamado internet.

Mas o interessante e que são poucos cursos que realmente ensina como construir, por exemplo eu estava lendo o ebook do pessoal do Vá mais longe onde eles ensinam todo o processo de criação de um negocio, e busca te preparar para o momento certo de sair do emprego e focar totalmente no seu negócio.


realidade


Depois de ter introduzido esta longa introdução 😛

Você deve estar assustado, e querendo desistir do seu sonho de empreender.

Calma ai, ser um empreendedor digital e um sonho possível, você só precisa entrar neste mercado sendo realista, que dificuldades virão, mas, com aprendizado e trabalho duro você chega lá.

Na verdade quando você vai fazer sabendo das dificuldades, você não desiste tão fácil e trabalhara duro e ai o sucesso vem.

Neste artigo falaremos sobre realizar o sonho de ser empreendedor sendo realista.

Sem utopia, sem o universo conspirando, neste artigo seremos realista e falaremos sobre como ser realista vai te ajudar bastante neste caminho de empreendedor digital.

Otimismo bom e otimismo ruim


otimismo-bom-e-otimismo-ruim


Devemos tomar cuidado com o otimismo, como conversamos nesta longa introdução, o marketing digital está cheio de frases motivacionais e um montes de histórias lindas de sucesso, onde poucos contam os percalços que surgem durante a caminhada ate o sucesso.

Não sou um pessimista de alto escalão que é contra frases motivacionais e histórias de sucesso.

Mas a questão e que muitos tem usado o otimismo de forma errada, um otimismo irreal onde muitos acabam fazendo as coisas do jeito mais fácil e é justo ai que muitos se frustram quando tudo da errado.

Você precisa ser um otimista realista que acredita sim, mas, sabe que o caminho ate o sucesso não e nenhum mar de rosas.

Que tipo de otimista você e?

Vamos falar mais a respeito, segura o seu otimismo ai e continue com a gente.

O problema do otimismo

Otimismo irrealista, Este com certeza e mais divulgado e o que as pessoas mais faz uso.

É um otimismo onde a pessoa sonha e acredita que o universo trabalha em favor para lhe dar aquilo que ela quer, basta acreditar.

Muitas pessoas caem neste conto, que para ter um sonho realizado, basta ser otimista e ficar visualizando na sua mente o seu negócio sendo um sucesso estrondoso, com a sua caixa de e-mail cheia do seguinte e-mail “venda realizada” e assim ganhar um monte de dinheiro.

Mas, simplesmente não se preocupa de como fará isto, e não se preparar para as dificuldades que virão, e pode ter certeza elas virão.

Querem largar o emprego e se tornar empreendedor em tempo integral mas, não se preparam financeiramente pra isto.

Não se perguntam, e se der errado? Como eu vou contornar isto? Eu tenho uma reserva para segurar as pontas financeiramente ate meu negócio dar lucro? Eu tenho conhecimento o suficiente para ter sucesso? Quanto eu preciso investir no meu conhecimento? Quanto eu preciso investir no meu negócio?

Estou psicologicamente preparado para enfrentar o fracasso se acaso ele surgir?

Estas são algumas das perguntas que todo aspirante a empreendedor deve se perguntar, pois, você deve ter conhecimento e estar psicologicamente e financeiramente preparado.

O grande problema e que se pararmos para nos preocupar com as dificuldades e se planejar para enfrentá – las somos pessimista, pois, temos que pensar positivo sempre e o fracasso não e uma opção.

Deixa eu falar uma coisa que muitos vão se assustar no mundo encantado do empreendedorismo extremamente otimista.

Todos erramos e isto também se aplica ao mundo dos negócios.

Só que depois do erro estamos um pouco mais sábio, do que você era antes de errar, pois, agora você já sabe o que não fazer diante de uma situação parecida.

Boa parte das pessoas que pensa positivo demais e não se preocupam e nem se planejam para enfrentar as dificuldades que possam aparecer caminho, se frustram na primeira dificuldade que aparecer.

E difícil se planejar para enfrentar as dificuldades e fracassos mas, por favor pelo menos pensem na possibilidade deles acontecer, isto ajuda muito a continuar depois deles.

E te livra de ser enganado, pois, o que tem de gente vendendo fórmulas mágicas e poderosas no marketing digital, não dá pra colocar em um artigo apenas.

Quando você e um otimista realista dificilmente você vai cair em papos como: ganhe dinheiro fácil, pense positivo que tudo vai dar certo, ganhe dinheiro dormindo, máquina automática de ganhar dinheiro, formula mágica de ganhar dinheiro dentre outras formas espetaculares de se ganhar dinheiro na internet.

Sabe o Steve Jobs o cara de grande sucesso fundador da Apple pois e, ele já fracassou várias vezes.

Procure na internet por Apple III, Quick Take você vai que ate grandes empreendedores como Jobs também fracassaram várias vezes.

A questão e que ele não desistiu, aprendeu com os fracassos e continuou e todos nos sabemos da história de sucesso da Apple.

Otimismo Realista


como-realizar-um-sonho


Falamos muito sobre o otimismo ruim, e pelo que você já leu até aqui já deu pra mostrar o que seria um bom otimismo.

O bom otimismo e o que a Psicologa Heidi Grant chama de otimismo realista.

Este otimismo te leva a acreditar nos seus sonhos mas, sem viajar na maionese e acreditar que tudo será fácil.

Este tipo de otimismo te leva a se preocupar com as dificuldades e que podem surgir no seu caminho como empreendedor.

No artigo de Heidi para o site da Havard Business Review que por sinal tem um título interessante “Be an Optimist Without Being a Fool” que dá pra traduzir para algo tipo “Ser otimista sem ser um tolo” meu inglês não e bom e do nível Google tradutor, mas, o contexto e este.

Neste artigo ela aborda a diferença entre o otimismo irreal e o otimismo realista e de forma bastante simples, ela fala sobre a grande diferença entre você “acreditar que terá sucesso” e “acreditar que você terá sucesso facilmente, sem esforço”.

Você pode estar lendo este artigo e balançando a cabeça em completa negação com o seguinte pensamento “não e possível que alguém acredita que sucesso vêm facilmente”.

Infelizmente isto acontece mais do que você imagina, a humanidade tem a mania de querer pegar o caminho mais fácil, ter resultado com pouco ou nenhum trabalho, mas este tipo de resultado pode até vir, mas, com certeza, será um resultado momentâneo e premissa de um futuro fracasso.

Quase todo mundo já cometeu este erro, pois, queremos o sucesso, mas, nunca queremos passar pelas batalhas que levam ao sucesso.

Sucesso quem vem sem trabalho, simplesmente não dura.

Seja um otimista realista, acredite no seu sucesso, mas, acredite sabendo que você vai ter dificuldades, que prováveis fracassos virão, mas, não desista, com conhecimento e muito trabalho o sucesso virá.

Comprovação Cientifica


realizar-sonhos


O que estamos conversando aqui não e apenas delírios da minha cabeça.

Há vários especialistas estudando o otimismo, entre eles esta Gabriele Oettingen uma das maiores especialistas no estudo do pensamento positivo.

Em seu livro Rethinking Positive Thinking ela faz um estudo detalhado a respeito do Pensamento positivo.

Com base em mais de 20 anos de pesquisa ela comprovou que o otimismo irrealista não ajuda na hora realizar sonhos na verdade atrapalha.

Segundo a psicóloga ficar apenas visualizando imagens positivas do futuro fazem as pessoas relaxarem e induz um estado de prazer e isto atrapalha muito, pois, esta sensação de relaxamento faz pessoas não se esforçar mais, elas não se preparam e a maioria geralmente abandona tudo na primeira dificuldade.

Existem situações onde sonhar e imaginar o futuro e legal, mas, nunca fantasie demais pois, tendemos a nos frustrar  mais e desistir quando as coisas foge a nossa imaginação e as dificuldades aparecem.

Em seus experimentos Oettingen constatou que as pessoas que são otimistas mas, ponderam as dificuldades alcançam mais sucesso do que aquelas que são otimistas demais e não se preocupa com as dificuldades.

Ela cita o exemplo de um estudo que ela fez em 1991.

O estudo foi feito a partir de programa de redução de peso onde havia 25 mulheres obesas participando.

A psicóloga perguntou a cada uma delas como se viam no futuro, como se sentiam em relação as maiores dificuldades para emagrecerem.

Apos 1 ano ela voltou a falar com aquelas mulheres, e o resultado foi bem interessante.

As mulheres que acreditaram que perderiam peso, perderam cerca de 10 quilos a mais que as que não acreditaram que perderiam peso.

Você deve estar pensando: Ué pirou na batatinha de vez, a pesquisa está dizendo totalmente ao contrário do artigo.

Calma pequeno gafanhoto, falta mais um tiquinho de pesquisa.

As mulheres que imaginaram que teriam dificuldades pelo caminho emagreceu 10 quilos a mais que as que tinham imagens positivas.

Gabriele Oettingen ficou intrigada com este resultado e continuou a replicar este estudo em diferentes objetivos como estudantes buscando boas notas, recém-formados buscando ingressar no mercado de trabalho.

E os resultados independente de faixas etárias e gênero foram os mesmos.

Que conclusão você pode tirar disto.

Fantasiar o futuro com apenas imagens positivas não ajuda, pode até funcionar por um tempo, mas, quando vier as dificuldades, com certeza, vai atrapalhar.

Não há problema em ser otimista, mas, seja sempre um otimista realista.

Realizando Sonhos

Realizar sonhos vai além de visualizar um futuro promissor com uma caminhada fácil, sem obstáculos.

Você deve sim buscar realizar os seus sonhos mas, encare a caminhada com a realismo pois, quando você encara o futuro desta forma, você se torna mais resistente, e se surgir fracassos vai encara – los e lutar ate vencer.

Encarar o futuro com realismo com certeza e a melhor maneira de você alcançar os sonhos tão desejado.

E por falar em sonhos nos aqui do Tesouro Virtual temos o sonho de ver você fazendo parte da nossa lista vip, ajude – nos a realizar este sonho clicando no botão laranja abaixo e cadastrando o seu e-mail.


Conteúdo vip!


Trazendo para nosso contexto de empreendedorismo digital você pode ser um empreendedor digital de sucesso, só não acredite que de uma hora pra outra você vai largar seu emprego (vulgo demitir o seu patrão) fazer um blog, e ai vai cair rios de dinheiro na sua conta.

Tem que trabalhar muito pra chegar lá, e muitas vezes errar e fracassar muito até o sucesso vir.

Pensando nisto vamos falar de alguns pontos importantes sobre empreendedorismo digital, para você não chegar la na frente e ver que as coisas não era bem como você sonhou.

Vamos aplicar um pouco de realismo em você.

Não e pra te assustar e nem pra você desistir (vindo de uma pessoa que fracassou muitas vezes), mas, pra você encarar o empreendedorismo digital com o bom otimismo.

O otimismo realista.

Pode ate parecer cliché dizer isto, mas, “o sucesso vem por esforço”

A realidade do marketing digital


a-realidade-do-marketing-digital


Se você acredita que ser empreendedor digital e algo fácil e que dá pra ganhar dinheiro rápido e fácil.

Me desculpe , isto não existe.

O mercado de marketing digital e sim promissor dá pra ganhar muito dinheiro, e ter uma qualidade de vida espetacular.

Mas ate chegar neste nível dá muito trabalho e muitas vezes passamos por vários fracassos.

O grande problema e que grande parte das pessoas que ensinam neste mercado vende apenas os casos de sucesso e não busca preparar as pessoas para a caminhada.

Grande parte dos cursos do meio marketing digital vende sonhos, vende sucesso mas, poucos preparam as pessoas para caminhada ate o momento do sucesso.

O mais vemos são cursos e ferramentas milagrosas que mostram o antes e depois do sucesso, mas, poucos se preocupam com o meio da história de sucesso, o que é a parte mais importante.

Vemos muitas propagandas do tipo “demita o seu patrão”, “ganhe dinheiro rápido e fácil” e por ai vai.

E isto faz um mal danado pois, este tipo de coisa gera uma ideia totalmente errada na cabeça das pessoas.

Isto gera um otimismo irreal, aquele que falamos aqui e que faz as pessoas viajar demais entrarem no mercado totalmente despreparadas para o próprio mercado e que provavelmente vão desistir diante das dificuldades e fracassos.

Não e querendo te assustar e nem tentando te fazer desistir do empreendedorismo digital mas, o que quero e te levar a um otimismo realista.

Marketing digital dá muito dinheiro, tem muitas pessoas de sucesso, e uma forma de negócio espetacular.

Mas, por favor não entre no mercado acreditando que vai ser fácil, que dá pra ganhar dinheiro fácil dentre várias ‘facilidades’ que são vendidas por ai.

A realidade do mercado digital e um pouco mais dura, não há só casos de sucessos, há pessoas que fracassam, há pessoas largam o emprego e dá tudo errado e as coisas apertaram dentre outras dificuldades geralmente aparece pelo caminho.

Quer trabalhar pela internet? Seja realista.

Se prepare financeiramente (não saia do seu emprego sem estar preparado financeiramente, falaremos disto abaixo), psicologicamente, seja otimista mas, seja um otimista realista.

O momento certo de sair do emprego

Este e um momento crucial pra quem busca ser empreendedor digital.

Infelizmente tem muita gente que acredita que e só fazer um site, colocar no ar e demitir o seu patrão, mas, não se preparam para este momento.

Para largar o emprego e necessário ter toda uma estrutura, principalmente financeira.

Existem algumas coisas que você tem que fazer antes largar o emprego.

Mas, há duas que são essenciais: Planejar o seu negócio e planejamento Financeiro.

Vamos falar de cada um aqui!

Planeje o seu negócio!


realidade


Eis uma parte que a maioria dos otimistas irreais esquecem.

Negócios digitais como qualquer outro negócio precisa de planejamento e preciso se preparar para o futuro e para possíveis adversidades que poderão surgir no início do seu negócio.

Coisas como dinheiro pra investir em conhecimento e no seu negócio, quanto será necessário você ganhar para sair do emprego e por ai vai.

Você deve colocar no seu planejamento qual e o nicho do seu negócio, qual e o publico alvo, qual e o tamanho do seu publico alvo, como você vai chegar a ele, vai ter um produto próprio ou vai ser afiliado, o quanto de conhecimento você tem, o quanto você precisa investir em conhecimento, o quanto você precisa investir no seu negócio.

Estas são algumas das coisas que você precisa se preocupar antes começar o seu negócio e há muito mais aqui, então não basta ter uma ideia milagrosa, fazer um blog colocar no ar e ganhar de 50 a 1.500 reais por dia.

Antes de sair do emprego você tem que estar preparado, estar com tudo organizado para fazer esta transição com tranquilidade sem apertos, sem passar por dificuldades desnecessárias.

Para ser um empreendedor de sucesso? Você tem planejar, estudar muito, trabalhar muito e investir no seu negócio.

Não se alcança o sucesso apenas acreditando e pensando positivo para levar o universo trabalhar ao seu favor.

Acredite! Mas, trabalhe você mesmo ao seu favor e assim você alcançará o sucesso.

Planejamento Financeiro


realizar-sonhos-1


Antes de sair do emprego você precisa ter uma boa reserva de dinheiro para ficar pelo menos um ano sem depender de dinheiro do seu negócio.

Todo negocio no início dificilmente dá lucro, ele vai demorar um certo tempo ate de te dar retorno.

Infelizmente poucos se preocupam com isto, criam um negócio digital e já acreditam que do dia pra noite vão começar a ganhar rios de dinheiro.

E muitos até saem do emprego sem se preocupar com isto, querem viver a liberdade logo, mas, esta liberdade vai lhe causar problemas financeiros sérios.

Organize a sua vida financeira, tenha uma boa reserva para viver bem sem depender do seu negócio por 1 ano a 1 ano e meio.

Lembrando que você tem que ter dinheiro para pagar as suas contas e investir no seu negócio.

Como citamos acima o pessoal do Vá mais longe tem um ebook que fala justamente disto, de toda preparação até o tão sonhado momento de sair do emprego.

Vai chegar o momento para você largar o emprego, mas, antes planeje o seu negócio e tenha um planejamento financeiro.

Recapitulando

Talvez você nunca tenha visto falar sobre otimismo desta forma no meio do marketing digital.

E ai você ainda não está acreditando no leu? Fica tranquilo vamos recapitular pra você.

Otimismo bom e otimismo ruim: Sim! Existe otimismo bom e otimismo ruim, o problema e que maioria das pessoas utilizam do otimismo irreal, ou seja, um otimista que tira o senso de realismo e faz a pessoa acreditar que tudo será fácil e que se ele acreditar tudo vai conspirar ao seu favor.

Comprovação Cientifica: Existem estudos sérios a respeito do “pensamento positivo”, provavelmente o mais conhecido foi feito psicóloga alemã Gabriele Oettingen no seu livro Rethinking Positive Thinking (livro em inglês) onde mostra o quanto o otimismo irreal faz mal e torna as pessoas despreparadas para o mundo real.

Realizando Sonhos: Sonhar e muito legal, mas, para realizar sonhos e preciso ser realista, se preparar para as dificuldades que surgiram no processo de realização do seu sonho, para realizar sonhos e preciso trabalhar muito e ser realista.

A realidade do marketing digital: O mercado do marketing digital como qualquer mercado sempre há um cemitério de pessoas que começaram fracassaram e desistiram.

E no caso do marketing digital este cemitério tá enorme, pois, muita gente do próprio meio sabotam os novos empreendedores iniciantes apenas para vender.

Ser empreendedor digital e algo espetacular você pode ganhar um bom dinheiro, trabalhar poucas horas por dia, trabalhar de onde você quiser dentre outras inúmeras vantagens.

Mas, você vai trabalhar duro ate chegar neste nível, você vai ter que ter um bom conhecimento para chegar neste nível, você vai chegar lá, só não vai ser fácil como te venderam.

O momento certo de sair do emprego: E por falar em ideias que são vendidas no marketing digital, com certeza você já deve ter visto a frase “demita o seu patrão”, pois e, tome cuidado com isto.

Muitos não se preparam para este momento tão importante, principalmente financeiramente e acabam ficando endividando.

Sim existe o momento certo de sair do emprego, este momento quando você estivem financeiramente preparado para isto.

Moral da Historia


sucesso


Você continua otimista?

Falamos de algumas coisas assustadoras neste artigo.

Provavelmente haverá dois grupos de pessoas depois de ler artigo.

Os que entraram no mercado otimista demais e la na frente perceberam que não era bem assim e acabaram passa por alguma frustração e hoje está lendo este artigo e pensando “como não pensei nisto antes”

O outro grupo e os entraram na onda do otimismo irreal, muito usado no marketing digital e não tá acreditando no que está lendo.

Mas como vemos neste artigo, para realizar sonhos necessário ser otimista, mas um otimista realista.

Não entre no mundo do marketing digital sem estar preparado, estude muito, não compre cursos que vendem sonhos e que não são realista. (aqui no Tesouro Virtual procuraremos sempre te indicar cursos realistas e que realmente vale a pena gastar o seu tempo e dinheiro)

Seja realista não faça nada pela empolgação, não demita o seu patrão se antes ter toda uma estrutura financeira para viver.

Não há nenhum problema em ser otimista, mas, por favor seja um otimista realista.

E você e um otimista realista? O qual a sua opinião a respeito, fique à vontade para comentar.

Dúvidas, perguntas entre contato conosco na página contato, no Facebook, Twitter e aqui nos comentários também.

Já que você se tornou um otimista realista agora, conhece pessoas que precisam de uma boa dose realismo no seu otimismo, compartilhe este artigo com ela.

Alias compartilhe este texto a vontade, vamos levar bom otimismo nesta internet.


Conteúdo vip!


Imagens: Pexels, Pixabay, Public Domain

Editor: Canva